
No meio dos pássaros, árvores, bichos, rios e tantas outras belezas da natureza, foi onde Utan se criou no interior da Bahia, descobrindo os sons que futuramente lhe transportaria para a arte da lutheria.
Iniciou seus estudos de música no Colégio Manoel Novaes na classe de flauta e percussão. Nesse período, ele já fabricava instrumentos de percussão e, em 1994, se debruça na lutheria.
Violões, cavaquinhos, violas, bandolins, violoncelos, são alguns dos instrumentos fabricados por Utan.
Na mão de profissionais, amadores ou amantes da música, é que encontramos instrumentos tradicionais e outros instrumentos de sua criação, como: cavalim, bandolão, cavacão e rabecas.
Jacarandá-da-Bahia, ébano, cedro, pinho sueco etc. são algumas das madeiras utilizadas na confecção de seus instrumentos.
Criativo e inovador, Utan busca novas sonoridades e formas de instrumentos com suas criações e experimentos. A rabeca é um típico exemplo em que ele usa a cabaça, muito encontrada em todo o país, inclusive na Bahia.
Músicos de orquestras, bandas, regionais do choro, dentre tantos outros artistas, frequentam seu atelier. Sempre preocupado com a sonoridade e afinação, a luteria de Utan baseia-se em métodos de construção dos antigos e atuais mestres.